A doação de sangue é considerada um ato de humanismo, de amor e respeito ao próximo, um gesto feito por pessoas interessadas em ajudar enfermos em tratamento para restauração de sua saúde. O Hemocentro trabalha com plantonistas, médicos, enfermeiros e toda uma equipe de profissionais de saúde ligados à hematologia e hemoterapia.
Segundo o Ministério da Saúde, há alguns cuidados e procedimentos que devem ser seguidos para que a doação possa ocorrer normalmente e o doador não sofra nenhum tipo de implicação posterior.
-
Verifique critérios basico para doação de sangue
-
Portar documento oficial de identidade com foto e assinatura (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
-
Estar bem de saúde;
-
Pesar no mínimo 50 Kg;
-
Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
-
Ter entre 16 (*) e 69 anos (incompletos) – (*) jovens com 16 e 17 anos só podem doar acompanhado dos pais e / ou dos responsáveis legais.
-
No dia da doação siga algumas recomendações
-
Não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;
-
Não realize doação de sangue em jejum;
-
Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
-
Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação.
-
Dúvidas comuns. Quem não pode doar?
-
Febre - acima de 37°C;
-
Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana);
-
Amamentação (até 1 ano após o parto);
-
Uso de alguns medicamentos;
-
Anemia;
-
Cirurgias;
-
Extração dentária 72 horas;
-
Tatuagem: 01 ano sem doar;
-
Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
-
Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano;
-
Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial de que foi hepatite A (IgM positiva);
-
Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
-
Quem ingeriu bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
-
Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado.
-
Cuidados Pós-Doação
-
Aguardar, no mínimo, uma hora para dirigir curtos percursos e duas horas para viagens;
-
Não fumar por, no mínimo, duas horas;
-
Não pegar peso com o braço utilizado para a doação;
-
Não fazer exercício físico acentuado nas 12 horas subsequentes à doação (andar de bicicleta, carregar peso, fazer ginástica, faxinas domésticas, lavar roupas a mão);
-
Algumas atividades profissionais que podem colocar em risco a própria integridade física do doador ou de terceiros devem ser interrompidas, por certo período de tempo, após a doação de sangue. Assim, só poderão doar sangue os profissionais que puderem aguardar o tempo de repouso recomendado antes de retomar suas rotinas.
-
Recomendações Importantes
-
Em caso de sangramento no local onde foi introduzida a agulha, efetuar compressões no ponto de punção;
-
Caso apareça dor, acúmulo de sangue ou vermelhidão no local da punção, fazer compressa com gelo e entrar em contato imediatamente com o setor de coleta do Fujisan;
-
Em caso de surgimento de enjoo ou tontura, deitar-se ou sentar-se com cabeça entre os joelhos. Caso persistam os sintomas, entrar em contato imediatamente com o setor de coleta do Fujisan;
-
Caso não receba em 40 dias, no site do Fujisan (www.fujisan.com.br), os resultados dos exames efetuados com o seu sangue, comunique -se imediatamente com o setor de coleta para os esclarecimentos necessários.
-
O que acontece depois da doação?
-
O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá, posteriormente, conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue.
-
Atenção: Os testes realizados são de triagem e não para diagnóstico de doença. Assim, se necessitar repetir exames, não significa que haja alguma doença ativa. Não há motivos para preocupação em caso de convocação para uma nova consulta médica ou para a repetição de exames.